Geotecnia 140

Geotecnia 140

Nº140 – Julio 2017

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:


1.- «ENSAYOS DE RESISTENCIA LATERAL DE VÍA REALIZADOS EN EL CAJÓN FERROVIARIO DEL CEDEX Y SU MODELIZACIÓN». José Estaire Gepp, Vicente Cuéllar Mirasol, María Santana Ruiz de Arbulo

2.- «O MÉTODO GPR APLICADO À LOCALIZAÇÃO DE TUBULAÇÕES UTILIZADAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ».Gerson Pompeu Pinto, Marcos Welby Correa Silva

3.- «RELATO SOBRE ANOMALIA NO COMPORTAMENTO DE UMA GRANDE BARRAGEM MISTA DE TERRA E CONCRETO COMPACTADO COM ROLOS EM OPERAÇÃO – O CASO DA BARRAGEM CASTANHÃO». Sandra Keila de Oliveira Baima

4.- «ESTUDO DOS VALORES DO LIMITE DE LIQUIDEZ OBTIDOS PELOS MÉTODOS DE CASAGRANDE E CONE PARA DIFERENTES ARGILAS». Kátia Vanessa Bicalho, Josiane C. Gramelich, Camila L. dos Santos Cunha, Rogério G. Sarmento Junior

«ENSAYOS DE RESISTENCIA LATERAL DE VÍA REALIZADOS EN EL CAJÓN FERROVIARIO DEL CEDEX Y SU MODELIZACIÓN».

Autores: José Estaire Gepp, Vicente Cuéllar Mirasol, María Santana Ruiz de Arbulo

Keywords: vía-férrea, ensayos de estabilidad lateral, laboratorio, modelización.

Resumen: En el Cajón Ferroviario del CEDEX se han realizado una serie de ensayos de resistencia lateral de vía con la ayuda de un útil especialmente diseñado que es capaz de empujar horizontalmente la traviesa mientras se registra su movimiento. La resistencia lateral de vía depende de tres factores principales: el rozamiento con el balasto, tanto en la base como en las caras laterales de la traviesa y los empujes pasivo y activo que se desarrollan en los hombros de la traviesa. Para cuantificar dichos factores de acuerdo a la Mecánica del Suelo, se determinó previamente la resistencia al corte del balasto en una caja de grandes dimensiones (1×1 m de plano de corte) que permite ensayar el balasto en su tamaño real. Además, en varios de esos ensayos, el balasto se contaminó con una arena fina y uniforme para reproducir el efecto de unas posibles condiciones medioambientales adversas (por ejemplo: una tormenta de arena) en una línea de alta velocidad que se desarrolle en una zona desértica.

«O MÉTODO GPR APLICADO À LOCALIZAÇÃO DE TUBULAÇÕES UTILIZADAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PARÁ».

Autores: Gerson Pompeu Pinto, Marcos Welby Correa Silva

Keywords: Geofísica aplicada, Método GPR, Localização de tubarias

Resumen: Este trabalho consistiu em avaliar a viabilidade do método GPR (Ground Penetrating Radar) na localização de tubulações de aço, cimento-amianto, PVC e ferro fundido, de diversos diâmetros, utilizadas pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), no abastecimento de água à população da região urbana do município de Belém-Pará. Para o alcance deste objetivo foram realizados 14 perfis em 6 locais, distintos da área urbana de Belém, com o intuito de identificar 13 alvos, utilizando-se antenas de 200 MHz e 400 MHz, geralmente usadas neste tipo de levantamento. Os radargramas obtidos com o GPR permitiram identificar quase todos os alvos pesquisados. Apenas 3 dos 13 alvos, não foram plenamente identificados, ficando de fora, apenas os alvos de PVC, de pequena bitola (50 mm e 75 mm). Após o estudo concluímos que o método GPR é muito eficaz neste tipo de aplicação e que sua utilização tem grande valia na localização das redes de abastecimento de água, o que deve facilitar enormemente obras de expansão da rede, assim como a sua manutenção.

«RELATO SOBRE ANOMALIA NO COMPORTAMENTO DE UMA GRANDE BARRAGEM MISTA DE TERRA E CONCRETO COMPACTADO COM ROLOS EM OPERAÇÃO – O CASO DA BARRAGEM CASTANHÃO».

Autores: Sandra Keila de Oliveira Baima

Keywords: Barragem, terra-concreto, trinca

Resumen: Este artigo relata, em detalhe, a ocorrência de uma anomalia no comportamento de uma grande barragem de terra-concreto, em operação há onze anos na região Nordeste do Brasil. Em meados de 2014, com o rebaixamento do nível do reservatório devido à estiagem, foi observada uma trinca vertical no concreto do muro de abraço do bloco 13 do vertedouro. A demora na tomada de ações para a correção da anomalia fez com que o fato chegasse ao conhecimento da população, através da imprensa, ocasionando grande temor da população residente a jusante no vale do rio Jaguaribe. O órgão proprietário da barragem, DNOCS, contratou empresa de consultoria técnica especializada para elaboração do diagnóstico e proposição de medidas para a correção da anomalia. Ao final, são apresentados os resultados dos estudos realizados pela empresa e as medidas corretivas propostas.

«ESTUDO DOS VALORES DO LIMITE DE LIQUIDEZ OBTIDOS PELOS MÉTODOS DE CASAGRANDE E CONE PARA DIFERENTES ARGILAS».

Autores: Kátia Vanessa Bicalho, Josiane C. Gramelich, Camila L. dos Santos Cunha, Rogério G. Sarmento Junior

Keywords: Correlações empíricas, limite de liquidez, método do cone de penetração, método de Casagrande, plasticidade, argilas.

Resumen: Neste estudo comparam-se os valores do limite de liquidez, LL, obtidos pelo método do Cone de Penetração, LLp, com os valores de LL obtidos pelos métodos de Casagrande, LLc, medidos, por diferentes operadores, em amostras de solos argilosos de alta e baixa plasticidade. O método do Cone de Penetração considerado segue a norma britânica (penetração de 20 mm). Os resultados experimentais mostram que as variações entre os dois métodos dependem da plasticidade e mineralogia do solo cohesivo ensaiado. Os resultados obtidos para argilas naturais, essencialmente constituídas de caulinitas, com valores de LLc entre 14% e 98%, indicam que LLp é geralmente maior 2,7 % que LLc. Entretanto, existe maior dispersão entre os valores de LLc e LLp medidos para as misturas de bentonita e areia fina, com valores de LLc > 100%, que apresentam LLc igual a aproximadamente 1,2 LLp.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº140 completa (Solo para socios)