Geotecnia 141

Geotecnia 141

Nº141 – Noviembre 2017

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:


1.- «BIOCIMENTAÇÃO DE UM SOLO ARENOSO COM RECURSO A ENZIMAS: EFEITO DE DIVERSOS FATORES». João Paulo S.F. Carmona, Paulo J. Venda Oliveira, Luís J. L. Lemos

2.- «ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DAS ESTACAS DO CAIS DO PORTO NOVO DE RIO GRANDE (BRASIL) EMPREGANDO METODOLOGIA BAYESIANA «. Aline de Viegas Beloni, Antonio Marcos de Lima Alves, Mauro de Vasconcellos Real

3.- «EVOLUÇÃO DE CINCO GEOMEMBRANAS EXPOSTAS A CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EM PORTUGAL DURANTE 12 AÑOS». Amèlia Reis, Madalena Barroso, Maria da Graça Lopes.

4.- «AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA TÉCNICA DE CPR GROUTING NO ENRIJECIMENTO DE SOLOS COMPRESSÍVEIS». Amanda Ottolini Chavão, Ana Cristina Castro Fontenla Sieira, André Pereira Lima.

1.- «BIOCIMENTAÇÃO DE UM SOLO ARENOSO COM RECURSO A ENZIMAS: EFEITO DE DIVERSOS FATORES».

Autores: João Paulo S.F. Carmona, Paulo J. Venda Oliveira, Luís J. L. Lemos

Keywords: Bioestabilização, biocimentação, precipitação de carbonato de cálcio, enzima urease

Resumen: Neste trabalho apresentam-se os resultados de uma investigação laboratorial que visa analisar os ganhos de resistência e rigidez de um solo arenoso, através da precipitação de carbonato de cálcio (CaCO3) por via enzimática, com base na adição de uma solução estabilizadora composta por água, ureia, cloreto de cálcio e a enzima urease. Inicialmente a eficiência da metodologia é analisada em tubos de ensaio com a determinação da massa de CaCO3 precipitada, sendo posteriormente testada em provetes de solo, com base em resultados de ensaios de compressão não confinada. São analisados os efeitos da concentração de enzima urease e do tempo de cura, no ganho de resistência e rigidez do solo estabilizado. Constata-se com o aumento da concentração de urease (até 4 kU/L) e do tempo de cura (até 7 dias) um significativo aumento de resistência e rigidez do solo. Ensaios de raios-X e imagens de microscópio eletrónico confirmam a precipitação de CaCO3.

2.- «ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DAS ESTACAS DO CAIS DO PORTO NOVO DE RIO GRANDE (BRASIL) EMPREGANDO METODOLOGIA BAYESIANA «.

Autores: Aline de Viegas Beloni, Antonio Marcos de Lima Alves, Mauro de Vasconcellos Real

Keywords: Fundaçoes, Análise de confiabilidade, teorema de Bayes

Resumen: O objetivo deste trabalho é a avaliaçao de confiabilidade geotécnica do estaqueamento de um cais portuário no Porto Novo de Rio Grande, Brasil. A análise de confiabilidade foi realizada confrontandose as distribuições probabilísticas da capacidade de carga geotécnica e da solicitaçao das estacas. A distribuiçao probabiliística da capacidade de carga foo avaliada empregando-se conceitos de análise bayesiana, onde a previçao de capacidade de carga (distribuiçao «a priori») foi atualizada com base nos registros documentados durante a execução dos trabalhos, gerando uma distribuiçao de capacidade de carga «a posteriori». A estimativa «a priori» foi obtida a partir de métodos semi-empíricos de previsão da capacidade de carga das estacas, baseados em resultados de ensaios SPT (Standar Penetratio Test). A distribuição para a carga de servicio. Assim, foi determinado o índice de confiabilidade do estaqueamento.

3.- «EVOLUÇÃO DE CINCO GEOMEMBRANAS EXPOSTAS A CONDIÇÕES CLIMÁTICAS EM PORTUGAL DURANTE 12 AÑOS».

Autores: Amèlia Reis, Madalena Barroso, Maria da Graça Lopes.

Keywords: Geossintéticos, geomembranas, exposição a condições climáticas

Resumen: A evolução das propriedades das geomembranas foi estudada com base em ensaios realizados sobre amostras expostas às condições climáticas, com e sem geotéxtil de cobertura, durante aproximadamente 12 ños, em diferentes locais de Portugal. Neste artigo, analisam-se a influência da exposiçãosobre diferentes geomembranas de PEAD, a influência da radiação ultravioleta sobre goemembranas expostas em locais com distintos índices de UV e a influência do geotêxtil de proteção às geomembranas. As propriedads em análise foram a massa volúmica, o índice de fluidez, a resistência à tração e a extensão na cedência e na rotura, o teor em negro de carbono e o tempo de induçãà oxidação. Verificou-se que a exposição às condições climáticas afetou a massa volúmica e o tempo de indução à oxidação. Verificou-se, também, que o aumento do índice ultravioleta influenciou os resultados da resistência à tração e exensão na cedência e do tempo de indução à oxidação. Por fim, constatou-se que os resultados foram semelhantes para as geomembranas expostas com e sem geotêxtil de cobertura.

4.- «AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA TÉCNICA DE CPR GROUTING NO ENRIJECIMENTO DE SOLOS COMPRESSÍVEIS».

Autores: Amanda Ottolini Chavão, Ana Cristina Castro Fontenla Sieira, André Pereira Lima.

Keywords: Solo compressível, recalques por adensamento, CPR Grouting.

Resumen: A técnica de CPR Grouting consiste no bombeamento de argamassa no interior da camada de solo mole sob elevadas pressões, com geodrenos colocados previamente entre as zonas a injectar. O tratamento resulta na diminuição do índice de vazios da camada compressível e no aumento da resistência, conduzndo a uma redução significativa dos recalques. O presente trabalho tem como objetivo comparar o comportamento de dois aterros experimentais, executados sobre solo mole, a partir de dados de instrumentação. Em um dos aterros, foi adotada a técnica CPR Grouting para o enrijecimiento do solo. O segundo aterro foi executado apenas com geodrenos. Os aterros foram implemntados em uma área no Recreio dos Bandeirantes, Río de Janeiro, que apresenta espessuras de solo mole da ordem de 8,0 m. Os resultados permitiram avaliar a eficiência da técnica. Observou-se uma redução significativa dos recalques sobre o solo enrijecido, uma diminui}ao dos deslocamentos horizontais, e uma aceleração expressiva dos recalques.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº141 completa (Solo para socios)