Geotecnia 138

Geotecnia 138

Nº138 – Noviembre 2016

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:


1.- «DESENVOLVIMENTO DA GEOTECNIA. ALGUMAS PERSPETIVAS ESPECÍFICAS (2)». António Silva Cardoso

2.- «SEGURANÇA E CONFIABILIDADE EM ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO: ESTUDO DE CASO». Rinaldo Garcia Ramirez, Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis

3.- «INTEGRAÇÃO DE MODELOS GEOLÓGICO-GEOTÉCNICOS E DADOS DE INSTRUMENTAÇÃO: UM CASO DESAFIADOR DE REFORÇO DE MACIÇO NA SERRA DO MAR BRASILEIRA». Alessander C. Morales Kormann, Liamara Paglia Sestrem, Thaís Perez Lazarim, Larissa de Brum Passini, Sergio Setsuo Asakawa

4.- «MELHORIA E REFORÇO DE MACIÇOS: ASPECTOS TEÓRICOS E CASOS DE OBRA». Mauricio Abramento

5.- «DIMENSIONAMENTO DE BARRAGENS COM FENDAS (“SLIT DAMS”) PARA O CONTROLO DE FLUXOS DE DETRITOS EM BACIAS DE REGIME TORRENCIAL». Jorge Manuel Sousa Cruz

DESENVOLVIMENTO DA GEOTECNIA. ALGUMAS PERSPETIVAS ESPECÍFICAS (2)».

Autores: António Silva Cardoso

Keywords: Engenharia geotécnica, tendências emergentes, fatores condicionantes.

Resumen: A engenharia geotécnica é um dos primeiros domínios técnico-científicos a intervir em qualquer projeto de infraestruturas ou de desenvolvimento urbano, sendo, muitas vezes, o mais importante. No decurso dos tempos muitas inovações metodológicas, analíticas, numéricas e tecnológicas foram sendo descobertas e utilizadas nas investigações de campo e de laboratório e nas áreas da análise, do projeto e da construção de estruturas geotécnicas. Os campos em que a geotecnia tem forte intervenção e onde essas inovações foram sendo introduzidas são muito vastos e espraiam-se por escalas muito diversas. A globalização mundial, a utilização não sustentável dos recursos, as alterações ambientais causadas por razões antrópicas, o aumento dos desastres naturais e a carência de infraestruturas para dar resposta às necessidades das populações criam um quadro que condiciona decisivamente a evolução da engenharia geotécnica. Neste conjunto de quatro artigos perspetiva-se o futuro da geotecnia: parte-se de uma caracterização, feita no 1º artigo, das diversas condicionantes, tanto sociais, económicas e ambientais, como geotécnicas, e das necessidades das sociedades humanas e apontam-se vias de desenvolvimento futuro que ao autor parecem das mais relevantes.

«SEGURANÇA E CONFIABILIDADE EM ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO: ESTUDO DE CASO».

Autores: «. Rinaldo Garcia Ramirez, Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis

Keywords: Confiabilidade, segurança, contenções

Resumen:Neste trabalho pretende-se mostrar que uma abordagem probabilística, através de cálculos de confiabilidade, fornece um meio de avaliar os efeitos combinados das incertezas e ainda permite distinguir quais incertezas têm maior impacto sobre a segurança de uma estrutura de contenção. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso de uma estrutura de contenção provisória destinada a dois subsolos onde aplicou-se a análise de confiabilidade através do método proposto pelo Army Corps of Engineers (1997). Como resultado, observou-se que a estrutura analisada tem um alto nível de desempenho ao comparar os valores de índice de confiabilidade fornecidos pelo U.S. Army Corps of Engineers e Eurocode. Conclui-se que a análise de confiabilidade, analisada pelo método proposto pelo Army Corps of Engineers (1997), é um procedimento simples e que sua aplicação proporciona um meio de avaliar os efeitos combinados dos parâmetros envolvidos no cálculo do fator de segurança, permitindo ainda uma visualização da influência de cada um desses parâmetros.

«INTEGRAÇÃO DE MODELOS GEOLÓGICO-GEOTÉCNICOS E DADOS DE INSTRUMENTAÇÃO: UM CASO DESAFIADOR DE REFORÇO DE MACIÇO NA SERRA DO MAR BRASILEIRA».

Autores: Alessander C. Morales Kormann, Liamara Paglia Sestrem, Thaís Perez Lazarim, Larissa de Brum Passini, Sergio Setsuo Asakawa

Keywords: Modelo geológico-geotécnico, instrumentação geotécnica, maciço reforçado, estabilidade
de taludes.

Resumen: Este artigo apresenta a análise integrada de modelos geológico e geotécnicos, juntamente com dados de instrumentação, de um caso desafiador de monitoramento de estabilidade de talude, após a implantação de um sistema de contenção. O maciço conhecido como Morro do Boi, pertencente à Serra do Mar, encontra-se na pista sul da BR-101 no município de Balneário Camboriú/SC, Brasil. Historicamente, essa encosta apresenta a ocorrência de processos de movimentação, estando estes associados a eventos de precipitações pluviométricas. A investigação geológico-geotécnica contemplou ensaios geofísicos, SPT, sondagens mistas e permeabilidade, como também ensaios de laboratório de caracterização e cisalhamento direto. O monitoramento do talude, iniciado em maio de 2012 e ainda em curso, compreende os seguintes instrumentos: inclinômetros, tensiômetros, piezômetros elétricos e um pluviógrafo. As análises do monitoramento juntamente com as observações de visitas e ensaios de campo mostram a interrelação entre os dados provindos dos diferentes instrumentos e apontam para a estabilidade do talude.

«MELHORIA E REFORÇO DE MACIÇOS: ASPECTOS TEÓRICOS E CASOS DE OBRA».

Autores: Mauricio Abramento

Keywords: Melhoramento e reforço de maciços, casos de obra, pregagens, injecções

Resumen: Este artigo aborda aspectos sobre melhoria e reforço de maciços através da apresentação de três casos de obra, envolvendo aspectos teóricos e práticos. O primeiro caso relaciona-se com os chamados “Bairros Cota”, localizados em Cubatão, SP, em que foram executadas investigações geotécnicas para obtenção de parâmetros de resistência do corpo de Tálus característico da região, seguidas de análises determinísticas e probabilísticas de estabilidade de taludes e estudos de soluções de reforço (solos grampeados) e drenagem (DHPs). O segundo caso aborda a tecnologia de tratamento de fundações em solos moles com o uso de adensamento em profundidade por injeção de colunas de graute, a qual foi empregada nas obras de ampliação rodoviária em Campinas, SP. Por fim, apresenta-se o emprego da tecnologia de reforço de aterros com geossintéticos e o acompanhamento tecnológico das deformações por meio de instrumentação, obra implantada em um aeroporto na região de São Roque, SP.

«DIMENSIONAMENTO DE BARRAGENS COM FENDAS (“SLIT DAMS”) PARA O CONTROLO DE FLUXOS DE DETRITOS EM BACIAS DE REGIME TORRENCIAL».

Autores: Jorge Manuel Sousa Cruz
Keywords: Barragens com fendas, Fluxo de detritos, Bacias hidrográficas de regime torrencial,
aluvião, Madeira.

Resumen: O artigo aborda aspectos conceptuais e de dimensionamento de barragens com fendas (“slit dams”) para o controlo de fluxos de detritos grosseiros de material sólido em bacias hidrográficas de regime torrencial, como medida estrutural para a mitigação dos seus efeitos. A avaliação do risco associado a um determinado perigo pressupõe a identificação do problema e do sistema – alvo de atenção. Neste contexto e após a apresentação de casos históricos de torrentes como um fenómeno global, faz-se uma breve caracterização das bacias hidrográficas de regime torrencial e dos mecanismos de ruptura de vertentes e de transporte de material sólido que estão associados às torrentes. A identificação dos factores potenciadores e a caracterização dos parâmetros básicos dos fluxos de detritos, necessários ao dimensionamento das estruturas de controlo e retenção, são aqui apresentados segundo diferentes técnicas e metodologias. De entre várias medidas estruturais de combate a estes eventos, o trabalho foca-se nas barragens com fendas e no seu dimensionamento, e apresenta o caso da “aluvião” de 20 de Fevereiro de 2010 na ilha da Madeira como um evento excepcional onde estas soluções foram adoptadas.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº138 completa (Solo para socios)