Geotecnia 144

Geotecnia 144

Nº144 – Noviembre 2018

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:

1.- «ANÁLISE NUMÉRICA DE SOLOS NÃO SATURADOS COLAPSÍVEIS: APLICAÇÃO EM UMA PEQUENA BARRAGEM DE TERRA EXPERIMENTAL«. José Benevides Lôbo Neto, Francisco Chagas da Silva Filho, Caio Petrônios de Araújo Lopes.

2.- «APLICAÇÃO DE SOLO COM AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO EM ATERROS SANITÁRIOS«. Luciene Gachet Ferrari Domingues, Gisleiva Cristina dos Santos Ferreira, Marta Siviero Guilherme Pires, Ivonei Teixeira.

3.- «PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE MISTURAS DE SOLO RESIDUAL DE BASALTO COM RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEUS«. Manuella de Morais, Felipe Ogliari Bandeira, Mauro Leandro Menegotto.

4.- «FATORES DE REDUÇÃO PARA FLUÊNCIA EM GEOCOMPOSTO DRENANTE«. Flávia Silva dos Santos, Ana Cristina Castro Fontenla Sieira

5.- «MODELIZACIÓN NUMÉRICA DE LOS DRENES VERTICALES«.Svetlana Melentijevic, Javier Moreno Robles, Pablo Martín Blanco.

6.- «MODELAÇÃO 2.5D MEF-PML DE VIBRAÇÕES INDUZIDAS EM TÚNEIS«. Patrícia Lopes, Pedro Alves Costa, António Silva Cardoso, Rui Calçada.

1.- «ANÁLISE NUMÉRICA DE SOLOS NÃO SATURADOS COLAPSÍVEIS: APLICAÇÃO EM UMA PEQUENA BARRAGEM DE TERRA EXPERIMENTAL«.

Autores:José Benevides Lôbo Neto, Francisco Chagas da Silva Filho, Caio Petrônios de Araújo Lopes.

Keywords: Barragem, solos não saturados, colapso

Resumen:Este artigo apresenta uma análise numérica de solos não saturados colapsíveis, utilizados em uma pequena barragem de terra localizada no município de Quixadá, Estado do Ceará, Brasil. A estrutura colapsível foi resultado da aplicação de baixa energia de compactação e baixa umidade. São apresentados resultados dos ensaios de caracterização, compactação e adensamento duplo para o material oriundo da jazida empregada na construção da pequena barragem, com o objetivo de identificar as amostras analisadas e estudar o fenômeno do colapso. Através dos resultados dos ensaios, foi realizada uma análise numérica de fluxo e equilíbrio, com os programas Slide 6.0 e UNSTRUCT, de forma associada, para previsão do comportamento tensão x deformação (colapso) da barragem experimental. A seção transversal da barragem é constituída de núcleo com material compactado na umidade ótima e energia de Proctor Normal, e de espaldares no ramo seco. O objetivo é verificar a eficiência do maciço construído com redução de custos (por diminuição de terraplenagem) e redução do consumo de água, tornando-a uma importante solução construtiva para pequenas barragens em regiões semiáridas. Os estudos experimentais e numéricos da obra com estas características apontaram condições de estabilidade, tendo em vista que a barragem não apresentou ruptura durante o monitoramento.

2.- «APLICAÇÃO DE SOLO COM AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO EM ATERROS SANITÁRIOS«.

Autores: Luciene Gachet Ferrari Domingues, Gisleiva Cristina dos Santos Ferreira, Marta Siviero Guilherme Pires, Ivonei Teixeira.

Keywords: sustentabilidade, resíduos sólidos, cobertura final, solo argiloso

Resumen:A areia descartada de fundição (ADF), resíduo sólido da indústria de fundição de peças metálicas, apresenta características que viabilizam a sua reciclagem na correção granulométrica de solos finos, com melhoramento da trabalhabilidade e da traficabilidade destes se utilizados em obras geotécnicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicabilidade de uma mistura de solo argiloso com 70% de ADF na cobertura diária de resíduos em aterros sanitários e na cobertura final destes. A metodologia adotada para caracterizar os materiais incluiu a realização de análises químicas e ambientais, observação da microestrutura e determinação de índices físicos, do coeficiente de permeabilidade e da resistência ao cisalhamento. Em relação à classificação ambiental, tanto a ADF como a mistura de solo+70%ADF foram classificadas como II-A (não perigosos e não inertes), viabilizando a reciclagem da ADF nas aplicações pretendidas. Os parâmetros granulométricos da mistura de solo+70%ADF confirmaram que a ADF pode ser utilizada na elevada percentagem estudada com correção granulométrica do solo argiloso amostrado. O coeficiente de permeabilidade de 3,29 x 10-7 cm/s da mistura de solo+70%ADF viabiliza a sua utilização apenas na cobertura final de aterros sanitários, mas sendo adequada para a cobertura diária de resíduos.

3.- «PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE MISTURAS DE SOLO RESIDUAL DE BASALTO COM RESÍDUOS DE BORRACHA DE PNEUS«.

Autor: Manuella de Morais, Felipe Ogliari Bandeira, Mauro Leandro Menegotto.

Keywords: Resíduos de borracha de pneus, coeficiente de permeabilidade, resistência ao cisalhamento.

Resumen: O presente trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento hidráulico e mecânico de misturas de um solo argiloso residual de basalto com resíduos de borracha de pneus para utilização em obras geotécnicas. Assim, foram submetidas a ensaios de compactação, permeabilidade e cisalhamento direto, amostras de solo argiloso e de misturas contendo teores de 5%, 10%, 15% e 20% de resíduos de borracha de pneus. Os ensaios de compactação demonstraram que o peso específico seco máximo e o teor de umidade ótimo das misturas apresentam redução com o aumento do teor de resíduo. O coeficiente de permeabilidade mostrou-se crescente com o incremento do resíduo de borracha. Nos ensaios de cisalhamento direto, as misturas apresentaram maior ângulo de atrito interno e menor coesão, quando comparadas ao solo puro. Verificou-se que a utilização dos resíduos de borracha de pneus misturados ao solo deve ser criteriosa, sendo recomendada principalmente como material de enchimento leve ou em obras que possuam critérios de permeabilidade e resistência pouco restritivos.

 

4.- «FATORES DE REDUÇÃO PARA FLUÊNCIA EM GEOCOMPOSTO DRENANTE«.

Autores: Flávia Silva dos Santos, Ana Cristina Castro Fontenla Sieira.

Keywords: Fatores de redução, geocompostos drenantes, fluência.

Resumen: A construção civil, muitas vezes considerada atrasada tecnologicamente quando comparada a outros setores, tem buscado incorporar novas tecnologias às suas atividades tradicionais. Na engenharia geotécnica, pode-se destacar o uso crescente dos materiais geossintéticos como evidência. O uso de
geocompostos drenantes com a finalidade de captação e condução da água presente no solo tem se tornado cada vez mais frequente. Conhecer e compreender o comportamento deste tipo de material pode representar um dimensionamento mais preciso e, consequentemente, uma maior segurança na aplicação e redução de custos para implementação deste tipo de solução. O estudo busca medir o desempenho de um geocomposto drenante a partir de resultados de ensaios de laboratório para obtenção das características mecânicas, hidráulicas e de durabilidade do geossintético. Com os parâmetros obtidos foi feita uma correlação entre os ensaios de compressão, transmissividade e fluência. Deste modo foi possível fazer a previsão da redução na capacidade de vazão do material em longo prazo, estabelecendo fatores de redução quanto à fluência, específicos para este tipo de material. Baseando-se nos resultados obtidos, o material mostrou um desempenho considerado bastante satisfatório.

 

5.- «MODELIZACIÓN NUMÉRICA DE LOS DRENES VERTICALES«.

Autores: Svetlana Melentijevic, Javier Moreno Robles, Pablo Martín Blanco.

Keywords: Drenes prefabricados, columnas de grava, modelización numérica.

Resumen: La instalación de los drenes verticales (columnas de grava y drenes mecha) en terrenos blandos cohesivos es una técnica de mejora del terreno frecuentemente utilizada para la cimentación de los terraplenes. Conjuntamente con aplicación de la precarga permiten acelerar la consolidación del terreno. Este artículo presenta los métodos de la modelización numérica de los drenes verticales, cuyo comportamiento tiene carácter tri-dimensional. Se estudia la evolución de los asientos y disipación de los excesos de las presiones intersticiales durante el proceso de consolidación. Para facilitar los cálculos bi-dimensionales, es necesario transformar el flujo radial correspondiente al dren vertical en términos de una célula unitaria a las condiciones de deformación
plana. Adicionalmente en el caso de las columnas de grava se requiere la coincidencia en términos de rigidez. Por ese motivo se requiere la conversión de determinados parámetros geotécnicos necesarios para conseguir la equivalencia en los tiempos de consolidación y de los asientos en los modelos tri-dimensionales y bidimensionales. En este artículo se presentan diferentes métodos existentes de transformación de permeabilidades entre la célula unitaria y el modelo en deformación plana, que se pueden conseguir igualando las condiciones de permeabilidad y/o geometría. Se presenta un ejemplo de aplicación contrastando los resultados obtenidos de asientos y disipación de los excesos de presiones intersticiales durante la consolidación. Al final del artículo se presenta un estudio de diferentes mecanismos de rotura de las columnas de grava en Función de su posición debajo del terraplén.

6.- «MODELAÇÃO 2.5D MEF-PML DE VIBRAÇÕES INDUZIDAS EM TÚNEIS«.

Autor: Patrícia Lopes, Pedro Alves Costa, António Silva Cardoso, Rui Calçada.

Keywords:Modelação numérica 2.5D MEF-PML, propagação de ondas, interacção túnel-maciço.

Resumen: A simulação e o estudo da problemática das vibrações induzidas pelo tráfego ferroviário em túneis é uma tarefa difícil e complexa. O carácter semi-indefinido do domínio circundante do túnel associado às características tridimensionais do problema são os principais responsáveis pela complexidade do problema. Uma solução eficiente e precisa para a simulação do comportamento dinâmico de estruturas muito longas, como por exemplo, vias férreas ou túneis, é proposta utilizando técnicas 2.5D no contexto do método dos elementos finitos, e adoptando PML’s para o tratamento das fronteiras devido à truncatura do domínio. Dado o recurso a uma abordagem 2.5D MEF-PML não ser usual, as equações do 2.5D PML são derivadas, salientando-se a compatibilidade com o 2.5D MEF. Após essa breve descrição do modelo, exemplos de validação são apresentados, demonstrando a precisão do modelo. Por último, um estudo paramétrico é desenvolvido por forma a avaliar a influência de algumas propriedades do túnel e do solo, nas vibrações induzidas à superfíciedo maciço.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº144 completa (Solo para socios)