Geotecnia 148

Geotecnia 148

Nº148 – Marzo 2020

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:

1.- «ALTERABILIDADE E COMPORTAMENTO GEOMECÂNICO DE ROCHAS NO AHE SIMPLÍCIO.» Patrícia Martins Lopes, Eduardo Coutinho Saliba, Anna Laura Lopes da Silva Nunes.

2.- «VALIDAÇÃO DE MODELOS SIMPLIFICADOS DE PREVISÃO DO TEMPO DE LIQUEFAÇÃO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CENTRIFUGADORA«. Sara Rios, Maxim Millen, António Viana da Fonseca, Pedro Santos, Giuseppe Mudanò.

3.- «CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DO CAMPO EXPERIMENTAL DE ARAQUARI EM AREIA«. José Luis Rodriguez Brochero, Fernando Schnaid.

4.- «DISCUSSÃO DE ANÁLISE NUMÉRICA DE SOLOS NÃO SATURADOS COLAPSÍVEIS: APLICAÇÃO EM UMA PEQUENA BARRAGEM DE TERRA EXPERIMENTAL«. E. Maranha das Neves.

1.-«ALTERABILIDADE E COMPORTAMENTO GEOMECÂNICO DE ROCHAS NO AHE SIMPLÍCIO»

Autores: Patrícia Martins Lopes, Eduardo Coutinho Saliba, Anna Laura Lopes da Silva Nunes.

Keywords: alterabilidade, resistência à compressão uniaxial, Aproveitamento Hidrelétrico Simplício

Resumen: A alteração de rochas e juntas provoca variações nas características geotécnicas do maciço rochoso, reduzindo a sua resistência e a segurança das obras de engenharia. O processo de alteração química introduz modificações do material, alterando o comportamento geomecânico originalmente previsto no projeto. A previsão do comportamento das rochas ao longo do tempo é de grande importância para que seja elaborado o plano de manutenção ou de reforço do material rochoso. Este artigo apresenta um estudo detalhado sobre a variação do comportamento mecânico das juntas e dos maciços de rocha gnáissica que compõem o circuito hidráulico do Aproveitamento Hidrelétrico Simplício, em função da alteração natural ao longo do tempo. Foram realizados ensaios com Martelo Schmidt no campo, em rocha nos estados alterado e inalterado e em juntas alteradas, e em laboratório, em rochas e juntas nos estados alterado e inalterado. Os ensaios com Martelo Schmidt mostraram inúmeras vantagens de seu uso na prática, tais como custo reduzido, rapidez, e facilidade de execução. Além disso, o ensaio com martelo mostra versatilidade de aplicação em amostras diversas, com restrições mínimas de área, volume e qualidade da superfície. A análise de outros estudos com o mesmo material de Simplício possibilitou a proposição de relações empíricas para a previsão de comportamento do material em função do tempo de alteração, do valor de rebote do martelo e da resistência à compressão uniaxial.

2.- «VALIDAÇÃO DE MODELOS SIMPLIFICADOS DE PREVISÃO DO TEMPO DE LIQUEFAÇÃO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CENTRIFUGADORA«.

Autores: Sara Rios, Maxim Millen, António Viana da Fonseca, Pedro Santos, Giuseppe Mudanò.

Keywords: liquefação, ensaios de centrifugadora, métodos simplificados, métodos baseados na energia.

Resumen:Os danos resultantes da ocorrência de sismos podem resultar da combinação da excitação sísmica e/ou de incrementos de pressão neutra no solo (liquefação). Estes dois efeitos estão interligados, uma vez que a redução da rigidez do solo por efeito da diminuição da tensão efetiva altera o comportamento mecânico do solo, nomeadamente a sua resposta sísmica. Assim, o nível e o tipo de danos são dependentes da velocidade de aumento da pressão neutra e do tempo para o qual a liquefação é desencadeada no solo, associada à energia sísmica libertada ao longo do tempo. No entanto, a maioria dos métodos simplificados de previsão da liquefação foca-se na identificação desse desencadeamento e não no tempo para o qual esta se desenvolve. Assim, é fundamental melhorar e desenvolver estes métodos para que possam fornecer estimativas confiáveis do efeito deste processo de aumento de pressão neutra e consequente progresso da liquefação nos horizontes sensíveis. Nesse sentido, os ensaios de centrifugadora são uma excelente oportunidade para validar esses métodos. Este artigo apresenta dois métodos simplificados de previsão da liquefação, e valida-os através da sua utilização para prever o aumento da pressão neutra numa série de ensaios de centrifugadora.

3.- «CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DO CAMPO EXPERIMENTAL DE ARAQUARI EM AREIA«.

Autor: José Luis Rodriguez Brochero, Fernando Schnaid.

Keywords: caracterização geotécnica; depósito arenoso; SPT, CPTu e sDMT

Resumen: Contribuir ao entendimento dos mecanismos que controlam o comportamento da interação estacasolo, em estacas de grande diâmetro executadas em perfil arenoso, foi a principal motivação que levou a propor a criação de um campo experimental, concebido para realização de um programa de ensaios de provas de carga instrumentadas. Em esta etapa inicial do projeto, descreve-se a caracterização geotécnica da área de estudo. As
investigações geotécnicas foram compostas por ensaios de campo: ensaios de penetração padrão (SPT), ensaios
dilatométricos (DMT) e ensaios de piezocone (CPTu). Uma revisão de aspectos geológicos foi realizada, caracterizando-se o contexto regional e a gênese das planícies costeiras do estado de Santa Catarina, área onde
é localizado o campo experimental. Os ensaios de campo junto à descrição geológica, permitiram revelar
características pertinentes ao projeto de pesquisa.

 

4.- «DISCUSSÃO DE ANÁLISE NUMÉRICA DE SOLOS NÃO SATURADOS COLAPSÍVEIS: APLICAÇÃO EM UMA PEQUENA BARRAGEM DE TERRA EXPERIMENTAL«.

Autores:E. Maranha das Neves

Keywords:

Resumen: Os autores apresentam uma análise numérica do comportamento estrutural, durante e após o primeiro enchimento, de uma barragem de terra experimental com dimensões muitíssimo reduzidas (4,6 m de altura, desenvolvimento de 73,5 m, volume 1900 m3 e inclinação de ambos os paramentos igual 1,5H:1V). Foram calculadas deformações de colapso dos solos devido ao aumento do grau de saturação resultante do enchimento do reservatório. Não obstante, como o título indica, o estudo se debruçar sobre modelação numérica, o objetivo principal é o de justificar uma solução estrutural original para pequenas barragens de aterro, em regiões semiáridas, com menores custos, mas segura. Com esta finalidade, comparam os resultados de análises numéricas, aplicadas com base nos
conceitos da hidromecânica dos solos não saturados (conceitos sobre os quais os autores se debruçam, já que os consideram indispensáveis para demonstrar a segurança da solução estrutural que propõem), com o comportamento que teria sido observado na barragem experimental desde o início do enchimento do reservatório até ao estabelecimento de um regime de percolação permanente correspondente ao pleno armazenamento. Finalmente concluem, com base nessa comparação, que, em regiões semiáridas, a construção de pequenas barragens de terra adotando a solução estrutural proposta, pode proporcionar economias na construção sem comprometer a segurança da obra.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº148 completa (Solo para socios)