Geotecnia 150

Geotecnia 150

Nº150  – Noviembre 2020

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:

1.- «ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO DE ENERGIA CRESCENTE EM ESTACAS DE ELEVADA CAPACIDADE RESISTENTE.» Sérgio Cançado Paraíso, Jaime Alberto dos Santos.

2.- «ENSAYOS DE CORTE EN LABORATORIO PARA DETERMINAR LA RESISTENCIA RESIDUAL DE ARCILLAS SOBRECONSOLIDADAS«. Natalia S. Montero-Cubillo, José Estaire.

3.- «EROSÃO SUPERFICIAL HÍDRICA EM UM TALUDE DE CORTE EM SOLO RESIDUAL DE BASALTO«. José Luís Rodriguez Brochero, Naudieli Baldissera.

4.- «ESTUDO DAS TENSÕES SOB RADIER ASSENTE EM SOLO COLAPSÍVEL REFORÇADO COMÇ INCLUSÕES RÍGIDAS«. Raimundo Francisco Pérez León, Juan Félix Rodríguez Rebolledo, José Camapum de Carvalho, Fernando Feitosa Monteiro.

5.- «AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CARGA DE FUNDAÇÕES RETAS EM SOLOS NÃO SATURADOS«. Marcela M. da R. Almeida, Francisco C. da S. Filho, Elis Ferreira Lopes, Alfran Sampaio Moura.

6.- «ANÁLISE SIMPLIFICADA DE RECALQUES DE UM RADIER ESTAQUEADO EM ARGILA DE LONDRES«. Heitor Cardoso Bernardes, Renato Pinto da Cunha.

1.-«ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO DE ENERGIA CRESCENTE EM ESTACAS DE ELEVADA CAPACIDADE RESISTENTE»

Autores: Sérgio Cançado Paraíso, Jaime Alberto dos Santos.

Keywords:Ensaio de carregamento dinâmico, energia crescente, estaca escavada, estaca de elevada
capacidade resistente.

Resumen: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova metodologia de execução e interpretação
de ensaios de carregamento dinâmico (ECD) de energia crescente em estacas escavadas de elevada capacidade
resistente. A metodologia de execução consubstancia-se de critérios técnicos executivos pertinentes e da utilização de sistema de impacto apropriado para a realização de ensaios de carregamento dinâmico em estacas de elevada capacidade resistente. São descritos em detalhe os requisitos do martelo bem como os procedimentos para a preparação e execução do ensaio. Com base no conceito inovador de energia potencial normalizada apresenta-se uma nova proposta para a estimativa da energia potencial necessária em função da capacidade resistente a ser mobilizada. A metodologia de interpretação com base em análises numéricas CAPWAP (Case Pile Wave Analysis Program) para cada golpe de energia crescente, permite o traçado das curvas envoltórias das resistências lateral, de ponta e total em função dos deslocamentos. Esta metodologia proporciona todo um conjunto de informações relevantes que possibilitam avaliar de uma forma clara os mecanismos de transferência de carga entre o fuste e a ponta da estaca. Considera-se ainda a proposta de um deslocamento que corresponda à carga de ruptura convencional definido a partir do encurtamento elástico e do deslocamento da ponta da estaca.

2.- «ENSAYOS DE CORTE EN LABORATORIO PARA DETERMINAR LA RESISTENCIA RESIDUAL DE ARCILLAS SOBRECONSOLIDADAS«.

Autores: Natalia S. Montero-Cubillo, José Estaire.

Keywords: resistencia residual, arcillas sobreconsolidadas, ensayos de corte en laboratorio

Resumen: Durante los deslizamientos en suelos arcillosos sobreconsolidados, la resistencia que realmente actúa en discontinuidades, zonas de cizalla, fisuras, y zonas de reorientación de arcillas es la resistencia al corte residual. En este artículo se comparan los valores de parámetros resistentes obtenidos mediante el análisis retrospectivo de un deslizamiento, considerado como el valor más fiable a lo largo del plano de rotura, y los obtenidos mediante diferentes ensayos de resistencia al corte en laboratorio. De este modo, se determina el ensayo de laboratorio que proporciona los valores de resistencia más cercanos a los presentes en el momento de la rotura en campo. Por otro lado, gracias a las elevadas tensiones efectivas aplicadas en los ensayos se incluye un nuevo intervalo de índices de fragilidad de la formación de estudio. Adicionalmente, se propone un procedimiento de ensayo de corte anular alternativo, que combina los métodos propuestos en las normativas europea (EN ISO 17892-10:2018), británica (BS 1377-7:1990) y norteamericana (ASTM D6467-06a:2006).

3.- «EROSÃO SUPERFICIAL HÍDRICA EM UM TALUDE DE CORTE EM SOLO RESIDUAL DE BASALTO«.

Autor: José Luís Rodriguez Brochero, Naudieli Baldissera.

Keywords: Erosão superficial, talude de corte, geomanta, placa de grama

Resumen: Taludes em corte, sem medidas necessárias para sua estabilização, representam riscos ambientais
que podem afetar as pessoas e infraestrutura em seu entorno. Entre as medidas adotadas na prática, encontramse
tratamentos que usam vegetação, fornecendo proteção contra os agentes erosivos, assim como maior estabilidade contra escorregamentos superficiais do talude. A presente pesquisa teve como principal objetivo avaliar o comportamento de diferentes alternativas utilizadas no controle da erosão superficial hídrica de um talude em corte num solo residual de basalto. Foram aplicados três tratamentos ao talude, como: Placas de grama; Placas de grama armada; Geomanta MacMat® usando sementes da região. Neste caso particular, encontrou-se que todos os tratamentos foram eficientes no controle da erosão do talude, sendo que as placas de grama e as placas de grama armada demonstraram maior eficiência ao longo do tempo, enquanto a geomanta começou a mostrarse igualmente eficiente após 134 dias de sua instalação.

 

4.- «ESTUDO DAS TENSÕES SOB RADIER ASSENTE EM SOLO COLAPSÍVEL REFORÇADO COMÇ INCLUSÕES RÍGIDAS«.

Autores: Raimundo Francisco Pérez León, Juan Félix Rodríguez Rebolledo, José Camapum de Carvalho, Fernando Feitosa Monteiro.

Keywords:Inclusões rígidas, modelagem axissimétrica, solo colapsível

Resumen: A região do Distrito Federal de Brasília possui uma camada superficial formada por solo geralmente argiloso, poroso e colapsível cuja espessura varia de poucos centímetros a vários metros. Devido à presença dessa camada de solo poroso colapsível no Distrito Federal é comum o uso de fundações profundas. As inclusões têm sido estudadas e utilizadas com a finalidade de controlar os recalques e diminuir os custos nas fundações de edifícios de pouca altura sobre solo mole, porém, no caso do Distrito Federal elas objetivam superar os problemas oriundos do colapso estrutural da camada de solo poroso. Os autores têm estudado o uso de fundações com inclusões rígidas como alternativa para o controle de recalque nos solos colapsíveis do Distrito Federal, demonstrando seu bom desempenho. Neste trabalho são avaliadas, usando-se modelagem numérica axissimétrica, as tensões sob radier induzidas pelos topos das inclusões rígidas implantadas no solo colapsível de fundação. Para isso foram realizados vários modelos onde foram variados os espaçamentos entre inclusões, a altura de camada de distribuição e a estratigrafia. Os resultados mostram a influência das características geométricas da fundação e do tipo de estratigrafia no desenvolvimento de tensões sob o radier. As análises mostram ainda ser possível definir o arranjo geométrico em que as tensões induzidas sob o radierpelas cabeças das inclusões são mínimas, o que constitui uma vantagem deste tipo de solução de projeto de fundação uma vez que diminui a solicitação estrutural do próprio radier reduzindo o seu custo.

5.- «AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE CARGA DE FUNDAÇÕES RETAS EM SOLOS NÃO SATURADOS«.

Autores: Marcela M. da R. Almeida, Francisco C. da S. Filho, Elis Ferreira Lopes, Alfran Sampaio Moura.

Keywords: Solo não saturado, capacidade de carga, fundação direta.

Resumen: O presente artigo apresenta uma análise experimental e numérica do comportamento de um solo
não saturado no que diz respeito à capacidade de carga de fundações superficiais. Para isso, apresentamse
inicialmente os resultados de duas provas de carga diretas executadas em uma placa de 30cm de diâmetro no
Campo Experimental de Fundações da Universidade Federal do Ceará, com o solo em duas diferentes condições, uma com perfil de umidade natural e outro com pré-inundação. Foram coletadas amostras do solo em cada um dos ensaios, sendo o solo posteriormente caracterizado. As sucções do solo nas duas situações foram estimadas através da curva de retenção de água. Na sequência, apresentam-se vários perfis de sucção para o solo de acordo com a metodologia proposta por Lu e Likos (2004) e em seguida foram aplicadas as propostas de Oloo et al. (1997), Vanapalli e Mohamed (2007), Briaud (2013), Vahedifard e Robinson (2016) e Tang et al. (2017) para a determinação da capacidade de carga de fundações diretas em solos não saturados. Os valores obtidos na aplicação desses métodos mostraram valores de capacidade de carga bastante coerentes com a carga última determinada através da extrapolação da curva tensão versus recalque da prova de carga direta não saturada.

 

6.- «ANÁLISE SIMPLIFICADA DE RECALQUES DE UM RADIER ESTAQUEADO EM ARGILA DE LONDRES«.

Autores: Heitor Cardoso Bernardes, Renato Pinto da Cunha.

Keywords: Radier Estaqueado, Recalque, Análise Numérica

Resumen: O trabalho analisa a evolução de recalques do edifício Hyde Park Cavalry Barracks, em Londres, partindo de simulações numéricas axissimétricas em elementos finitos. A edificação apresenta uma fundação do tipo radier estaqueado, construído sobre uma espessa camada de argila, representada pelo modelo constitutivo Cam-Clay modificado. Dados da obra e parâmetros do solo foram obtidos através dos trabalhos de Hooper (1973) e Gasparre (2005). A sequência de etapas construtivas da fundação foi considerada e os recalques previstos foram comparados com dados de monitoramento e com as previsões numéricas de Hooper (1973), Hain e Lee (1978), Sales et al. (2010) e Bernardes et al. (2019). A análise proposta difere daquelas publicadas anteriormente por não utilizar parâmetros do solo retroanalisados dos dados de monitoramento de recalques da edificação. Os resultados indicam razoável concordância entre os valores previstos e medidos, ressaltando a escolha adequada do modelo constitutivo Cam-Clay modificado e a importância da definição da inclinação da reta de recompressão na análise de argilas muito sobreadensadas.

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº150 completa (Solo para socios)