Revista 153

Revista 153

Nº153  – Noviembre 2021

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:

1.- «INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DAS LIGAÇÕES NO COMPORTAMENTO HIDRO-MECÂNICO DE AREIAS TRATADAS COM CIMENTO.» Rafaela Cardoso.

2.- «MAPEAMENTO DO RISCO DE FLUXO DE DETRITOS COM BASE EM MODELO GIS«. Paula Morais Canedo de Magalhães, Alberto S. F. Jardim Sayão.

3.- «QUALIDADE DE AMOSTRAS “INDEFORMADAS” EM SOLOS NÃO COESIVOS RECOLHIDAS COM PROCEDIMENTOS AVANÇADOS«. Catarina Ramos, Fausto Molina-Gómez, Cristiana Ferreira e António Viana da Fonseca

1.-«INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DAS LIGAÇÕES NO COMPORTAMENTO HIDRO-MECÂNICO DE AREIAS TRATADAS COM CIMENTO»

Autores: Rafaela Cardoso.

Keywords:ligações, solo-cimento, areia, microestrutura

Resumen: Da mistura de solos com ligantes hidráulicos resultam materiais cimentados artificialmente através de ligações físicas (minerais resultantes da hidratação do ligante). A geometria das ligações é controlada pela quantidade de água usada no processo construtivo que, por sua vez, depende de requisitos de trabalhabilidade e da adição ou não de adjuvantes. Na compactação a quantidade de água é baixa e as ligações tendem a concentrar-se nos contactos entre as partículas, onde a água fica retida num solo não saturado. Na injecção a quantidade de água é alta (assim como a dosagem) e as ligações são dispersas. Discute-se de que forma a geometria das ligações resultante do processo de mistura afecta o comportamento hidro-mecânico de solos arenosos tratados com cimento Portland. Usa-se como exemplo os resultados de ensaios realizados em amostras de uma areia tratada com diferentes dosagens de cimento e relações água/cimento, que permitiram a caracterização do seu comportamento mecânico e hidráulico, e ainda ensaios não destrutivos para caracterização dessas ligações. Observa-se porosidade dupla quando as ligações são concentradas, o que afecta essencialmente as características hidráulicas. As características mecânicas dependem essencialmente da dosagem de cimento, mas a quantidade de água usada também afecta as características da pasta de cimento endurecida

2.- «MAPEAMENTO DO RISCO DE FLUXO DE DETRITOS COM BASE EM MODELO GIS«.

Autores: Paula Morais Canedo de Magalhães, Alberto S. F. Jardim Sayão.

Keywords: Fluxos de detritos, Sistema de Informação Geográfica, Mapeamento de risco

Resumen: A identificação de áreas com predisposição à ocorrência de desastres naturais surge como informação importante, principalmente no contexto urbano. Sendo assim, o objetivo desse estudo é propor uma metodologia para o mapeamento de áreas de risco de fluxo de detritos, considerado como um dos acidentes naturais que mais provocam mortes e perdas materiais. Para tanto, esse estudo fez a modelagem de estabilidade das encostas diretamente num software GIS, em que foram utilizados o Modelo do Talude Infinito, para o cálculo da estabilidade, e do Método CN do SCS, como modelo de infiltração. Na análise de risco, considerouse que Risco é definido pelo produto da probabilidade de ocorrência de um fluxo de detritos (Perigo), onde é avaliada a influência das características do meio físico e do seu processo deflagrador; com a severidade das suas consequências, medidas em termos de população afetada (Exposição) e suas fragilidades (Vulnerabilidade).

3.- «QUALIDADE DE AMOSTRAS “INDEFORMADAS” EM SOLOS NÃO COESIVOS RECOLHIDAS COM PROCEDIMENTOS AVANÇADOS«.

Autor: Catarina Ramos, Fausto Molina-Gómez, Cristiana Ferreira e António Viana da Fonseca.

Keywords:Qualidade de amostragem, Dames & Moore, Gel-Push, velocidade de ondas distorcionais

Resumen: Ao longo da última década, as técnicas de amostragem de solos têm evoluído no sentido de reduzirem o atrito na interface entre o amostrador e o solo, minimizando as perturbações e obtendo amostras de alta qualidade para caracterização laboratorial. No âmbito de um projeto de investigação focado no estudo da liquefação em Portugal (LIQ2PROEARTH) e um europeu mais global (LIQUEFACT), foi implementado um campo experimental nas zonas de Benavente e Vila Franca de Xira, no qual foram realizados diversos ensaios in situ (SPT, CPTu, DMT), com medição de ondas sísmicas (SCPTu e SDMT) em locais onde foram recolhidas amostras indeformadas. O presente trabalho apresenta a experiência com amostradores especialmente adaptados a condições difíceis, Dames & Moore e Gel-Push, em depósitos aluvionares granulares com suscetibilidade à liquefação. Os procedimentos de manuseamento e transporte adotados são descritos e o desempenho de cada metodologia é avaliada em termos de integridade material e estrutural. Assim, recorre-se a um método que permite comparar as velocidades das ondas distorcionais obtidas tanto em campo como em laboratório, aqui com recurso a bender elements. Ambos os amostradores mostraram ser competentes na extração de amostras de areias e areias siltosas soltas de elevada qualidade.

 

 

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº153 completa (Solo para socios)