Nº152 – Julio 2021
ÍNDICE DE ARTÍCULOS:
1.- «BARRAGENS DE ENROCAMENTO NO BRASIL: EVOLUÇÃO, AVANÇOS E PERSPECTIVAS.» Alberto S. F. Sayão, Paulo Teixeira da Cruz, Leonardo de Almeida Ferreira.
2.- «MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE TÚNEIS NO BRASIL«. Anna Laura Nunes, Marcelo Gomes Rios Filho.
3.- «HOMOGENIZACIÓN DE BARRERAS DE ARCILLA PARA RESIDUOS NUCLEARES«. Antonio Gens, Ramon B. de Vasconcelos, Carlos E. Rodríguez, Jean Vaunat, María Victoria Villar.
4.- «A GEOTECNIA NOS PAVIMENTOS E VIAS-FÉRREAS E PROSPETIVAS PARA A ERA DIGITAL«. António Gomes Correia, José Neves, Eduardo Fortunato, Manuel Parente,
5.- » 30 ANOS DE PROGRESSO EM 3 LABORATÓRIOS DE GEOTECNIA DE UNIVERSIDADES PORTUGUESAS: CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS NÃO PLÁSTICOS«. António Viana da Fonseca, Jaime Santos, Paulo Coelho.
6.- «OBRAS SUBTERRÂNEAS NOS APROVEITAMENTOS HIDROELÉTRICOS EM PORTUGAL«. Celso Lima, Carlos Esteves, Manuel Alberto Oliveira, Maria Eugénia Resende, Nadir Plasencia.
7.- » TRES DÉCADAS DE EVOLUCIÓN DEL ANÁLISIS NUMÉRICO DE TÚNELES. UNA VISIÓN SUBJETIVA A LA LUZ DE UN CASO REAL«. César Sagaseta Millán, Jorge Castro González.
8.- «DINÁMICA DE DESLIZAMIENTOS EN ROCAS BLANDAS ARCILLOSAS«. Eduardo Alonso Pérez de Ágreda, Núria M. Pinyol Puigmartí, Alba Yerro Colom.
9.- » 50 ANOS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE BARRAGENS DE ATERRO«. Emanuel Maranha das Neves, Laura Caldeira
10.- » GEOSSINTÉTICOS EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS«. Ennio Marques Palmeira, Maria das Graças Gardoni, Gregório Luis Silva Araújo.
11.- » COMPORTAMIENTO MECÁNICO DE PILOTES GEOTÉRMICOS. ESTUDIOS EXPERIMENTALES«. Fernando Pardo de Santayana, Cristina de Santiago, María de Groot.
12.- » VELOCIDADE DE CARREGAMENTO NA ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS«. Fernando Schnaid, Ian Schumann Marques Martins, Bruno Guimarães Delgado, Edgar Odebrecht.
13.- » SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS NO BRASIL: AVALIAÇÃO DOS ACIDENTES RECENTES«. Joaquim Pimenta de Ávila, Marta Sawaya, Alberto S. F. Sayão, Leonardo A. Ferreira.
14.- » VALORES REPRESENTATIVOS PARA SU USO EN LAS VERIFICACIONES DE ESTADOS LÍMITE EN EL MARCO DEL FUTURO EUROCÓDIGO 7«. Jose Estaire, Timo Schweckendiek.
15.- » O DESENVOLVIMENTO DA MECÂNICA DAS ROCHAS E PERSPETIVAS DE EVOLUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO E DOS DOMÍNIOS DE APLICAÇÃO«. Luís Lamas, José Vieira de Lemos
16.- » COMPORTAMENTO DE SOLOS ESTABILIZADOS QUIMICAMENTE E REFORÇADOS COM FIBRAS SOB AÇÕES MONOTÓNICAS E CÍCLICAS«. Luis J. L. Lemos, António A. S. Correia, Paulo J. Venda Oliveira.
17.- «GRANDES ESCAVAÇÕES EM MEIO URBAN. UMA PERSPECTIVA SOBREA SSOLUÇÕES CONSTRUTIVAS E OS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA O SEU SUPORTE«. Manuel Matos Fernandes, António Silva Cardoso, Nuno Guerra.
18.- » BASES TEÓRICAS DE LA RESISTENCIA DE JUNTAS EN MACIZOS ROCOSOS CON LEYES DE FLUJO NO ASOCIADO«. Rubén Galindo, Alcibiades Serrano, Claudio Olalla.
19.- «TÉCNICAS DE APRENDIZAJE AUTOMÁTICO PARA CARACTERIZACIÓN Y PERFILADO DEL TERRENO. APLICACIÓN PRÁCTICA AL CPTU«. Santiago Peña Fernández, Enrique Asanza Izquierdo.
1.-«BARRAGENS DE ENROCAMENTO NO BRASIL: EVOLUÇÃO, AVANÇOS E PERSPECTIVAS«.
Autores: Alberto S. F. Sayão, Paulo Teixeira da Cruz, Leonardo de Almeida Ferreira.
Keywords: fundações de barragens de betão, comportamento hidromecânico, modelação numérica tridimensional.
Resumen:
O barramento de rios para uso nas cidades próximas tem sido usual desde a Antiguidade. No Brasil há registros de barragens no Nordeste desde o século XVI. O presente artigo apresenta uma breve revisão histórica de importantes barragens brasileiras de enrocamento construídas no século XX, para geração hidroelétrica, com ênfase nos avanços e desafios no projeto e construção. Ao final, são apresentadas as principais conclusões, e as vantagens e limitações do uso recente técnica de núcleo asfáltico no Brasil, além das perspectivas da engenharia de barragens de enrocamento no Brasil e no mundo para a próxima década.
2.- «MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE TÚNEIS NO BRASIL«.
Autores: Anna Laura Nunes, Marcelo Gomes Rios Filho.
Keywords:Manutenção, Inspeção, Medidas de Reabilitação.
Resumen: Os túneis são fundamentais na infraestrutura de transportes, serviços e outros setores e atividades da sociedade. Construídos com diferentes tecnologias em épocas e ambientes diversos, os túneis enfrentam muitos desafios associados ao longo período de serviço, tais como a deterioração da estrutura, intemperismo do maciço, variação das condições do entorno, evolução de requisitos de operação e segurança. A garantia do uso contínuo e eficiente desses ativos exige gestão e manutenção da estrutura, além de conhecimento técnico das suas características e comportamento no tempo. Este trabalho procura fornecer uma visão geral da importância da gestão e manutenção de túneis antigos e modernos, apresentando informações e orientações para inspeções, identificação de patologias, mecanismos de alteração da estrutura e entorno, técnicas de intervenções típicas para a solução/mitigação de problemas. O tema é finalizado com a apresentação de casos práticos de túneis históricos antigos e túneis modernos. As anomalias foram identificadas e submetidas a reparos, garantindo a maior vida útil e segurança de operação das estruturas.
3.- «HOMOGENIZACIÓN DE BARRERAS DE ARCILLA PARA RESIDUOS NUCLEARES«.
Autores: Antonio Gens, Ramon B. de Vasconcelos, Carlos E. Rodríguez, Jean Vaunat, María Victoria Villar.
Keywords: Barreras de bentonita, residuos nucleares, homogenización.
Resumen: Las funciones de seguridad de las barreras de bentonita para residuos nucleares dependen principalmente del valor de su densidad seca (o porosidad). La evolución de esta variable durante la fase transitoria de la barrera es compleja. El artículo presenta una formulación teórica para calcular, mediante análisis numéricos acoplados, los cambios de densidad seca debidos a la hidratación de la barrera, prestando una especial atención a los procesos de homogenización. Se ha adoptado un modelo constitutivo de doble estructura para representar de forma más realista el comportamiento mecánico (tensión-deformación) de la bentonita. Utilizando la formulación presentada, se han simulado satisfactoriamente dos ensayos de hidratación, con distintas condiciones de contorno, sobre muestras que exhibían un elevado grado de heterogeneidad inicial. Los análisis predicen correctamente la saturación final de la muestra, el valor de la presión final de hinchamiento y, sobre todo, el proceso de homogenización que se produce durante los ensayos. El modelo de doble estructura utilizado ha permitido examinar los fenómenos de hidratación y homogenización desde una perspectiva más amplia.
4.- «A GEOTECNIA NOS PAVIMENTOS E VIAS-FÉRREAS E PROSPETIVAS PARA A ERA DIGITAL«.
Autores: António Gomes Correia, José Neves, Eduardo Fortunato, Manuel Parente,
Keywords:Geotecnia nos transportes, pavimentos, digital.
Resumen: O artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições da geotecnia e da era digital nos pavimentos e nas vias-férreas, com importância nas várias fases do ciclo de vida (projeto, construção, operação e manutenção). Neste contexto são apresentados aspetos da caracterização e modelação dos geomateriais e sua influência no desempenho dessas estruturas, através da demonstração de resultados de ensaios de laboratório e “in situ”. No que diz respeito à digitalização que caracteriza a indústria na atualidade (Indústria 4.0), são descritas algumas das maiores potencialidades que as áreas da otimização e das tecnologias de informação e comunicação podem ter na gestão e alocação inteligente de recursos em ambientes dinâmicos, tais como as terraplenagens, bem como nos sistemas de gestão de pavimentos, para além do recurso ao BIM ao longo das fases de projeto. Acresce ainda a integração de materiais com capacidade de auto-sensorização que constituirão as estruturas inteligentes do futuro.
5.- » 30 ANOS DE PROGRESSO EM 3 LABORATÓRIOS DE GEOTECNIA DE UNIVERSIDADES PORTUGUESAS: CARACTERIZAÇÃO DE SOLOS NÃO PLÁSTICOS«.
Autores:António Viana da Fonseca, Jaime Santos, Paulo Coelho
Keywords: Laboratório de geotecnia, solos granulares, equipamento e métodos avançados, projeto e análise.
Resumen: Os 3 Laboratórios de Geotecnia dos Departamentos de Engenharia Civil das Universidades do Porto, de Lisboa e de Coimbra, tiveram um desenvolvimento notável ao longo dos últimos 30 anos relativamente às valências em equipamento e metodologia de ensaios na vertente da Mecânica dos Solos. Este artigo retrata essa evolução, na perspetiva da caracterização do comportamento mecânico de solos não plásticos, destacando a matriz preferencial das competências laboratoriais focadas no ensino e investigação avançados e que potenciaram intensas colaborações que se traduziram em várias dissertações de doutoramento e mestrado comuns e em diversos projetos de investigação conjuntos. Inicialmente, cada Instituição descreve alguns dos equipamentos e das técnicas experimentais que adquiriu e/ou desenvolveu localmente para a caraterização experimental avançada do comportamento de solos não plásticos sob diferentes tipos de solicitação e níveis de deformação. Alguns resultados experimentais obtidos considerados relevantes ilustram o contributo dos Laboratórios para o progresso do conhecimento neste campo. Posteriormente, o artigo descreve alguns resultados de investigação colaborativa entre as 3 Instituições onde a combinação de técnicas e equipamentos de ensaio complementares permitiu a caracterização de aspetos relevantes da Areia de Coimbra.
6.- «OBRAS SUBTERRÂNEAS NOS APROVEITAMENTOS HIDROELÉTRICOS EM PORTUGAL«.
Autores: Celso Lima, Carlos Esteves, Manuel Alberto Oliveira, Maria Eugénia Resende, Nadir Plasencia
Keywords: obras subterrâneas, centrais hidroelétricas
Resumen: As obras subterrâneas encontram-se associadas aos aproveitamentos hidroelétricos nos seus elementos principais: na barragem, contribuindo na satisfação das exigências de comportamento estrutural e hidráulico-operacional, e na central e circuito hidráulico, como elementos fundamentais do sistema hidráulico que possibilita a produção de energia. Neste artigo, são focadas obras subterrâneas realizadas, ao longo de um século, nos grandes aproveitamentos hidroelétricos de Portugal, dando-se destaque às obras consideradas mais relevantes pelo seu layout ou pelas suas características específicas. Nas obras mais recentes, é dada relevância a aspetos relacionados com análises numéricas, segurança, monitorização estrutural e ambiental, estratégias e métodos construtivos.
7.- » TRES DÉCADAS DE EVOLUCIÓN DEL ANÁLISIS NUMÉRICO DE TÚNELES. UNA VISIÓN SUBJETIVA A LA LUZ DE UN CASO REAL«.
Autores: César Sagaseta Millán, Jorge Castro González
Keywords: Túneles, Metro de Lisboa, Análisis numérico.
Resumen: Se presenta un esbozo de la evolución de los métodos de análisis numérico en problemas geotécnicos desde sus comienzos, haciendo hincapié en las tres últimas décadas. Para ello, se ha tomado un caso real de una obra bien documentada, que permita un reanálisis con las herramientas de cálculo disponibles actualmente. La obra elegida ha sido la estación de Baixa-Chiado, del Metro de Lisboa, construida en la década de los 90. El objetivo no es la evaluación de la obra en sí, sino de la evolución de las técnicas de modelización numérica reflejadas en su aplicación al caso, en respuesta a la invitación expresada por el Comité Editorial de la revista. La presentación del caso y de los métodos de cálculo tiene una componente subjetiva importante, por lo que las referencias de apoyo se han tomado en lo posible de la experiencia propia o del entorno próximo de los autores.
8.- «DINÁMICA DE DESLIZAMIENTOS EN ROCAS BLANDAS ARCILLOSAS«.
Autores: Eduardo Alonso Pérez de Ágreda, Núria M. Pinyol Puigmartí, Alba Yerro Colom
Keywords: Deslizamientos, dinámica, rocas blandas, casos reales, modelación numérica..
Resumen: El artículo analiza el comportamiento de deslizamientos en rocas caracterizadas por el predominio de su componente arcillosa y por una tipología de movimientos que se explican por el agotamiento de la resistencia al esfuerzo cortante en superficies o bandas de pequeño espesor. El artículo se centra en primeras roturas y, posteriormente, en el efecto de los planos de corte internos que se desarrollan por compatibilidad de movimiento. Las primeras roturas en materiales que exhiben un comportamiento de reblandecimiento bajo tensión están generalmente precedidas por un mecanismo de rotura progresiva seguido de un movimiento acelerado. El tipo de solicitación exterior (carga, descarga, cambio en presiones intersticiales) controla el mecanismo de rotura y su evolución. Ello se ilustra en varios ejemplos de roturas (Selborne, Viladesens, Sabadell, Aznalcóllar). Por otro lado, mediante análisis de sensibilidad utilizando el “método del punto material”, se muestra que el desplazamiento esperable depende del Índice de Fragilidad de la roca arcillosa. La geometría de las superficies de deslizamiento, a menudo consecuencia de la geología y los planos o estratos de debilidad, determina la evolución del movimiento y el desarrollo de superficies de corte en el interior de la masa movilizada que cruzan los planos de sedimentación. Este aspecto se analiza mediante ejemplos de deslizamientos compuestos y el caso del deslizamiento de Cortes (Valencia).
9.- » 50 ANOS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE BARRAGENS DE ATERRO«.
Autores: Emanuel Maranha das Neves, Laura Caldeira
Keywords:Barragens de aterro, Investigação, Comportamento estrutural
Resumen: Assinalam-se, no domínio das barragens de aterro, as contribuições dos autores para os desenvolvimentos ocorridos em Portugal no período de tempo decorrido desde a criação da Revista Geotecnia até aos dias de hoje. Têm a ver, em última análise, com o desempenho estrutural das barragens face às ações relevantes.
10.- » GEOSSINTÉTICOS EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA E GEOAMBIENTAL: AVANÇOS E PERSPECTIVAS«.
Autores: Ennio Marques Palmeira, Maria das Graças Gardoni, Gregório Luis Silva Araújo
Keywords: Laboratório de geotecnia, solos granulares, equipamento e métodos avançados, projeto e análise.
Resumen: Os 3 Laboratórios de Geotecnia dos Departamentos de Engenharia Civil das Universidades do Porto, de Lisboa e de Coimbra, tiveram um desenvolvimento notável ao longo dos últimos 30 anos relativamente às valências em equipamento e metodologia de ensaios na vertente da Mecânica dos Solos. Este artigo retrata essa evolução, na perspetiva da caracterização do comportamento mecânico de solos não plásticos, destacando a matriz preferencial das competências laboratoriais focadas no ensino e investigação avançados e que potenciaram intensas colaborações que se traduziram em várias dissertações de doutoramento e mestrado comuns e em diversos projetos de investigação conjuntos. Inicialmente, cada Instituição descreve alguns dos equipamentos e das técnicas experimentais que adquiriu e/ou desenvolveu localmente para a caraterização experimental avançada do comportamento de solos não plásticos sob diferentes tipos de solicitação e níveis de deformação. Alguns resultados experimentais obtidos considerados relevantes ilustram o contributo dos Laboratórios para o progresso do conhecimento neste campo. Posteriormente, o artigo descreve alguns resultados de investigação colaborativa entre as 3 Instituições onde a combinação de técnicas e equipamentos de ensaio complementares permitiu a caracterização de aspetos relevantes da Areia de Coimbra.
11.- » COMPORTAMIENTO MECÁNICO DE PILOTES GEOTÉRMICOS. ESTUDIOS EXPERIMENTALES«.
Autores: Fernando Pardo de Santayana, Cristina de Santiago, María de Groot.
Keywords: Pilote geotérmico, comportamiento termo-mecánico, ensayo a escala real.
Resumen: El artículo se centra en los estudios experimentales sobre el comportamiento mecánico de los pilotes geotérmicos. Se presenta de forma resumida el proyecto español PITERM (2011-2013), sobre un pilote experimental de hormigón prefabricado, hincado en Valencia, y sometido a cargas mecánicas y térmicas, simulando su funcionamiento durante el verano, en modo climatización. Se incluye una breve revisión de pruebas experimentales realizadas en diferentes países, cuyos resultados van al encuentro de los obtenidos en PITERM, confirman el modelo conceptual representativo de un comportamiento termo-elástico, para los niveles de cargas térmicas esperables en las aplicaciones reales, y revelan la importancia del perfil de terreno atravesado y de las condiciones de restricción en pie y cabeza del pilote. Se hace también una pequeña revisión de trabajos experimentales sobre modelos a escala reducida en centrífuga, y se finaliza con algunos apuntes sobre las líneas de investigación más recientes a nivel internacional.
12.- » VELOCIDADE DE CARREGAMENTO NA ESTIMATIVA DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS«.
Autores: Fernando Schnaid, Ian Schumann Marques Martins, Bruno Guimarães Delgado, Edgar Odebrecht
Keywords: Velocidade de carregamento, Ensaios monotônicos, Ensaios dinâmico
Resumen: A influência da velocidade de carregamento no comportamento de geo-materiais e, por decorrência, na estimativa de seus parâmetros constitutivos se constitui em um dos desafios da engenharia geotécnica. Durante eventos dinâmicos ou carregamentos rápidos, como terremotos, o solo exibe comportamento distinto daquele observado ao longo da vida útil da estrutura, gerando poro pressões elevadas e tensões cisalhantes mobilizadas pela parcela de escoamento viscoso. No outro lado do espectro, baixas taxas de deformações produzem drenagem parcial durante o cisalhamento e, nestes casos, a resistência mobilizada não corresponde a comportamento não-drenado. Este artigo discute o comportamento de solos quando submetidos a uma ampla gama de taxas de deformação, discutindo efeito das condições de drenagem necessárias para a transição entre uma resposta drenada a velocidades de deformação baixas, para uma resposta não-drenada ou viscosa especialmente em ensaios realizados a altas taxas de deformação. O artigo reúne pesquisas desenvolvidas no Brasil e em Portugal, enfatizando suas contribuições à prática de projetos geotécnicos.
13.- » SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS NO BRASIL: AVALIAÇÃO DOS ACIDENTES RECENTES«.
Autores: Joaquim Pimenta de Ávila, Marta Sawaya, Alberto S. F. Sayão, Leonardo A. Ferreira
Keywords: segurança de barragens, rejeitos, causas e consequências de rupturas
Resumen: As rupturas recentes de barragens de rejeitos no Brasil têm causado graves impactos ambientais, mortes e perdas financeiras. Este artigo apresenta uma breve descrição da evolução das atividades de mineração no Brasil e dos principais acidentes ocorridos nas últimas 4 décadas. As falhas são apontadas, com o intuito de sugerir os itens que demandam a atenção de técnicos, empresários e governantes. Alterações da gestão e operação dos rejeitos são necessárias para uma melhoria das condições de segurança das barragens de mineração.
14.- » VALORES REPRESENTATIVOS PARA SU USO EN LAS VERIFICACIONES DE ESTADOS LÍMITE EN EL MARCO DEL FUTURO EUROCÓDIGO 7«.
Autores: Jose Estaire, Timo Schweckendiek
Keywords: Valor representativo, Eurocódigo 7, Método de los Factores Parciales.
Resumen: El objetivo de este trabajo es explicar los conceptos detrás de los diferentes términos involucrados en la determinación de las propiedades del terreno en el marco de los Eurocódigos. El proceso comienza con todos los diferentes términos que aparecen en las fases de investigación y monitorización del terreno: valores históricos, valores estimados, valores de ensayo, valores monitorizados y valores derivados. Continúa con la determinación del “valor representativo” que es el valor que incide en la ocurrencia de los estados límite. Este valor se afecta por el factor parcial de materiales para obtener el “valor de proyecto” que será utilizado en la verificación de los diferentes estados límite último y de servicio de las estructuras geotécnicas utilizando el “Método de los Factores Parciales”. El futuro Eurocódigo 7 establece dos posibles formas de determinar dicho “valor representativo” de una propiedad del terreno: seleccionando el valor basándose en el juicio ingenieril y la experiencia comparable en casos similares, denominándose en este caso como “valor nominal”; o evaluar el valor por métodos estadísticos, denominándose en este caso “valor característico”. Además, el artículo ofrece un breve resumen del método estadístico para determinar el valor característico de una propiedad del terreno y un ejemplo del procedimiento a utilizar.
15.- » O DESENVOLVIMENTO DA MECÂNICA DAS ROCHAS E PERSPETIVAS DE EVOLUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO E DOS DOMÍNIOS DE APLICAÇÃO«.
Autores: Luís Lamas, José Vieira de Lemos
Keywords: Mecânica das rochas, emergência e desenvolvimentos, futuros domínios de aplicação, evolução da investigação.
Resumen: A mecânica das rochas emergiu como uma disciplina independente no final da década de 50 do século XX, tendo tido um desenvolvimento acentuado até ao presente, que deverá continuar no futuro. Neste artigo faz-se uma breve retrospetiva dos mais importantes desenvolvimentos da mecânica das rochas até à atualidade e apresentam-se os aspetos em que se deverão registar desenvolvimentos significativos, quer em termos das aplicações, quer da investigação.
16.- » COMPORTAMENTO DE SOLOS ESTABILIZADOS QUIMICAMENTE E REFORÇADOS COM FIBRAS SOB AÇÕES MONOTÓNICAS E CÍCLICAS«.
Autores: Luis J. L. Lemos, António A. S. Correia, Paulo J. Venda Oliveira
Keywords: Solo estabilizado quimicamente, fibras metálicas, fibras de polipropileno, ensaio de compressão não confinado, carregamento cíclico.
Resumen: No presente trabalho pretende-se analisar o comportamento de solos quimicamente estabilizados não reforçados e reforçados com fibras metálicas e de polipropileno. Inicialmente aborda-se o comportamento sob ações monotónicas de compressão e tração, tendo como referencial o solo mole do Baixo Mondego. Posteriormente, analisa-se o efeito do carregamento cíclico no comportamento de uma areia, um silte e de um solo orgânico, confrontando os resultados de ensaios de compressão não confinada (UCS) e de compressão diametral (CD) em condições monotónicas com os ensaios equivalentes previamente submetidos a carregamento cíclico. Em complemento, também se analisam as deformações permanentes acumuladas registadas na fase cíclica. Os resultados permitem observar que: i) o reforço com ambos os tipos de fibras aumenta a ductilidade do solo estabilizado; ii) o efeito da inclusão de fibras nas propriedades mecânicas depende do nível de cimentação, i.e., para reduzidos teores de ligante a inclusão de fibras tem efeito positivo, registando-se um efeito contraproducente para elevados teores de ligante; iii) independentemente do tipo de solo, a solicitação cíclica induz a melhoria das propriedades mecânicas dos solos estabilizados.
17.- «GRANDES ESCAVAÇÕES EM MEIO URBAN. UMA PERSPECTIVA SOBREA SSOLUÇÕES CONSTRUTIVAS E OS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA O SEU SUPORTE«.
Autores: Manuel Matos Fernandes, António Silva Cardoso, Nuno Guerra
Keywords: escavações profundas em meio urbano, técnicasconstrutivas, sistemas estruturais,classificação.
Resumen: The main construction solutions used to support large excavations in urban areas are analyzed and their development is placed in time. It is shown how the construction techniques are associated with structural systems that, over time, have been successively more complex, allowing the execution of excavations in difficult geotechnical conditions with an adequate level of safety. The construction solutions available are analyzed considering their suitability in relation to five simplified geotechnical scenarios and, for the cases considered suitable, these solutions are classified according to their degree of viability, the potential for controlling displacements and the expected cost. Structural solutions are also classified from a structural point of view, associating the main structural loadings involved to each type of structure.
18.- » BASES TEÓRICAS DE LA RESISTENCIA DE JUNTAS EN MACIZOS ROCOSOS CON LEYES DE FLUJO NO ASOCIADO«.
Autores: Rubén Galindo, Alcibiades Serrano, Claudio Olalla
Keywords: Resistencia al corte de juntas de roca, modelo teórico, ley de flujo no asociado.
Resumen: En este artículo se presentan las bases teóricas para evaluar la resistencia al corte en juntas de roca y derivar una ecuación que gobierna la relación entre tensiones tangenciales y normales actuantes sobre la junta. La ecuación teórica se aplica a dos criterios de rotura no lineales: Hoek y Brown Modificado y Mohr-Coulomb Modificado, sobre los que se utilizan leyes de flujo no asociadas. El modelo teórico considera como variables dependientes la dilatancia geométrica, el ángulo de rozamiento instantáneo y un parámetro que incorpora la rugosidad de la superficie de la junta. Este modelo deduce matemáticamente una estructura de ecuación similar a la ley empírica propuesta por Barton en 1973. Sin embargo, se consigue únicamente una buena correlación con los valores empíricos y, por tanto, con la ecuación de Barton, mediante la incorporación de una ley de flujo no asociado que gobierne los procesos de rotura. Esta ley de dilatancia se hace más significativa en medios altamente fracturados, lo que puede ser inducido en una junta de roca.
19.- «TÉCNICAS DE APRENDIZAJE AUTOMÁTICO PARA CARACTERIZACIÓN Y PERFILADO DEL TERRENO. APLICACIÓN PRÁCTICA AL CPTU«.
Autores: Santiago Peña Fernández, Enrique Asanza Izquierdo
Keywords:Aprendizaje automático, caracterización del terreno, CPTU
Resumen: Este artículo introduce algunos conceptos e ideas básicas del campo del aprendizaje automático, con los que afrontar la caracterización geotécnica y perfilado del terreno a partir de ensayos de penetración tipo CPTU. Se muestran los resultados prácticos obtenidos para una campaña para un puerto español. En última instancia se pretende mostrar al diseñador algunos algoritmos que permitan ayudar a la elaboración, en los casos que sea posible, de modelos de terreno objetivamente evaluables, repetibles y precisos.