Revista 154

Revista 154

Nº154  – Marzo 2022

ÍNDICE DE ARTÍCULOS:

1.- «EFEITO DA INTERPOLAÇÃO DE RECALQUES NA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UMA EDIFICAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO». Paulo César de Almeida Maia, Nathani Zampirolli, Marta Fleichman Prellwitz.

2.- «ERODIBILIDADE OBTIDA POR MÉTODOS INDIRETOS E DIRETOS DE UMA VOÇOROCA LOCALIZADA NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL«. Rinaldo Jose Barbosa Pinheiro, Andrea Valli Nummer, Leila Posser Fernandes, Cezar Augusto Burkert Bastos.

3.- «CÉLULA K0-UFBA, UMA PROPOSTA PARA OBTENÇÃO DO PARÂMETRO K0 EM LABORATÓRIO«. João Carlos Baptista Jorge da Silva.

1.-«EFEITO DA INTERPOLAÇÃO DE RECALQUES NA PREVISÃO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE UMA EDIFICAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO.»

Autores: Paulo César de Almeida Maia, Nathani Zampirolli, Marta Fleichman Prellwitz.

Keywords:Monitoramento de recalques, Desempenho estrutural, Fundações profundas

Resumen: O comportamento da estrutura de uma edificação pode ser avaliado pelas deformações distorcionais das fundações, sendo essencial, para isso, o monitoramento dos recalques da obra. No entanto, interferências na coleta dos dados do monitoramento ou erros experimentais são comuns, gerando incertezas nas análises. Este trabalho pretende determinar os efeitos da interpolação dos recalques de dados duvidosos ou inexistentes na previsão do comportamento estrutural da obra. É utilizado um caso de obra onde os recalques foram medidos sistematicamente e, em todos os pilares, durante o período construtivo. Na análise, os recalques de pilares monitorados, e estrategicamente posicionados, são desconsiderados. Posteriormente, faz-se a estimativa do recalque desses pilares por interpolação, e o cálculo da nova configuração das distorções angulares. Pode-se notar que, o erro nas distorções angulares aumenta com o número de pontos interpolados e que a interpolação pode gerar uma incoerência significativa na previsão do comportamento estrutural, mesmo nos casos de poucos pontos interpolados.

2.- «ERODIBILIDADE OBTIDA POR MÉTODOS INDIRETOS E DIRETOS DE UMA VOÇOROCA LOCALIZADA NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL«.

Autores: Rinaldo Jose Barbosa Pinheiro, Andrea Valli Nummer, Leila Posser Fernandes, Cezar Augusto Burkert Bastos.

Keywords: Erosão, ensaios, voçoroca

Resumen: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos pela avaliação indireta e direta da erodibilidade em uma voçoroca localizada em uma área rural do município de São Francisco de Assis, região oeste do estado do Rio Grande do Sul, correlacionando-os ao comportamento destes materiais em campo. Esta avaliação foi realizada por meio de ensaios de desagregação, infiltrabilidade, perda de massa por imersão e ensaio de Inderbitzen (canal hidráulico), variando a condição de umidade inicial das amostras, em um perfil geológico-geotécnico constituído de latossolos arenosos sobre camadas de arenitos da Formação Guará. As amostras de arenito e do horizonte C, quando inundadas desagregaram completamente, o que não ocorreu com as amostras dos horizontes A e B. O horizonte A, independente da condição inicial de umidade, e o horizonte B, na condição de umidade natural, foram classificados como não erodíveis. O ensaio de desagregação foiusado de forma satisfatória na avaliação qualitativa da erodibilidade, evidenciando uma boa correlação com o comportamento das unidades estudadas em campo, sendo seus resultados compatíveis com aqueles obtidos nos ensaios de infiltrabilidade, erodibilidade específica e Inderbitzen.

3.- «CÉLULA K0-UFBA, UMA PROPOSTA PARA OBTENÇÃO DO PARÂMETRO K0 EM LABORATÓRIO«.

Autor: Paulo César de Almeida Maia, Nathani Zampirolli, Marta Fleichman Prellwitz.

Keywords: Empuxo no repouso; ensaio de laboratório, solo residual

Resumen: O presente trabalho apresenta a célula K0-UFBa, onde é mostrado um dispositivo eficiente para a determinação do coeficiente de empuxo no repouso de solos a partir de amostras indeformadas. A célula K0- UFBa foi desenvolvida e licenciada no LabGeo da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBa), Brasil. Seus principais componentes e detalhes de montagem são mostrados. O desenvolvimento do equipamento baseou-se nos ensaios de odômetro, porém com confinamento lateral de água, que por ser incompressível, não permite deformação neste sentido, mantendo a condição de K0. A fim de avaliar os resultados da célula K0 em amostras indeformadas obtidas de dois poços escavados em solo residual, esses resultados foram comparados com os ensaios DMT, que foram feitos próximo aos poços. Os resultados mostraram comportamento semelhante ao longo da profundidade em ambas às áreas de ensaio quando comparados com os resultados da célula K0 e ensaios de campo (DMT). A pequena variação dos valores devese principalmente à heterogeneidade do solo residual, associada a fatores como erosão superficial, cimentação devido à presença de óxidos e histórico de tensões originadas da rocha mãe.

 

 

DESCARGAR la Revista Geotecnia Nº154 completa (Solo para socios)