Revista Geotécnica Nº 159

Revista Geotécnica Nº 159

Nº159 – Noviembre 2023

ÍNDICE DE ARTÍCULOS

1.- «SOLOS ARGILOSOS COMPACTADOS, MUITO SOBRECONSOLIDADOS E O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE BARRAGENS DE ATERRO». Emanuel Maranha das Neves.
2.-«MODELO DE PREVISÃO DA DEFORMAÇÃO DE VIAS-FÉRREAS COM RECURSO A UMA REDE NEURONAL ARTIFICIAL». Ana Ramos, António Gomes Correia, Rui Calçada.
3.-«SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO E GESTÃO DE TERRAPLENAGENS BASEADO EM DIGITAL TWIN E SIMULAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO«. Manuel Parente, Margarida Amândio, Vicente Moreira, António Gomes Correia.
3.-«NOTA TÉCNICA. NOTA SOBRE O CÁLCULO DE IMPULSOS ACTIVOS SÍSMICOS«. Nuno Guera.

1.- «SOLOS ARGILOSOS COMPACTADOS, MUITO SOBRECONSOLIDADOS E O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE BARRAGENS DE ATERRO».

Autores: Emanuel Maranha das Neves

Keywords: Barragens de aterro; solos argilosos fortemente sobreconsolidados; segurança estrutural; dimensionamento plástico

RESUMEN:

Descreve-se o estado limite (rotura) de solos argilosos compactados (remoldados), fortemente sobreconsolidados e confinados por uma baixa pressão efetiva. O estado limite nestes solos e nas condições referidas, caracteriza-se pela fratura por tração, logo muito diferente do dos solos sobreconsolidados (rotura segundo planos de deslizamento) e dos solos normal ou ligeiramente sobreconsolidados (rotura de acordo com os modelos elastoplásticos com endurecimento). Mostra-se como o primeiro enchimento da albufeira de barragens de aterro é gerador de sobreconsolidações significativas. Evidenciam-se as razões das roturas por ocorrência de fendas de tração e analisa-se toda a consequente perturbação no corpo da barragem, com reflexos na segurança estrutural. São discutidos dois importantes acidentes em barragens resultantes da ocorrência de estados limite caracterizados pela ocorrência de rotura por fratura. Finalmente são feitas algumas incursões nos domínios do dimensionamento plástico de estruturas geotécnicas, nomeadamente barragens de aterro.

2.- MODELO DE PREVISÃO DA DEFORMAÇÃO PERMANENTE DE FUNDAÇÕES DE VIAS-FÉRREAS COM RECURSO A UMA REDE NEURONAL ARTIFICAL

Autores: Ana Ramos, António Gomes Correia, Rui Calçada

Keywords: Redes neuronais, Deformação permanente, Modelos preditivos, Via férrea

RESUMEN:

A previsão da deformação permanente na fundação e respetiva fiabilidade é uma das principais preocupações dos gestores das Infraestruturas Ferroviárias, pois pode influenciar os custos de manutenção da via em serviço. Este artigo propõe uma nova metodologia relativa à previsão da deformação permanente com base num estudo paramétrico realizado usando uma abordagem híbrida e que inclui o desempenho a curto e longo prazo. O estudo realizado permitiu a construção de uma base de dados robusta que foi utilizada neste estudo para prever a deformação permanente. A base de dados alimenta um modelo da rede neuronal, cujo desempenho foi avaliado com base em diferentes métricas: MAE, MSE, RMSE, desvio padrão e coeficiente de regressão. O modelo foi testado e validado com base em resultados experimentais. Os resultados obtidos mostram que o modelo desenvolvido é rápido e eficiente para prever com precisão a deformação permanente induzida pela passagem dos comboios. O modelo tem o potencial para ser implementado num sistema computacional de apoio de decisão para manutenção e gestão de linhas ferroviárias.

3.- SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO E GESTÃO DE TERRAPLENAGENS BASEADO EM DIGITAL TWIN E SIMULAÇÃO DE UM CASO DE ESTUDO

Autores: Manuel Parente, Margarida Amândio, Vicente Moreira, António Gomes Correia

Keywords: Terraplenagens, alocação de recursos, otimização multi-objectivo, sensorização, digital twin.

RESUMEN:

O planeamento de obras de terraplenagem procura fornecer um escalonamento dos recursos disponíveis de modo eficiente e económico. Porém, é comum ocorrerem situações imprevistas, como resultado de avarias dos recursos mecânicos, ou condições meteorológicas adversas, levando à necessidade de constante reorganização do fluxo de trabalho no estaleiro de construção. O presente trabalho descreve uma metodologia inovadora para apoiar o processo de tomada de decisão ao longo de todas as fases de construção, fornecendo soluções ótimas de alocação de recursos e correspondentes custos e duração. Durante a construção, o apoio à tomada de decisão é feito através da monitorização por meio de sensores, que permite avaliar o desempenho dos equipamentos de modo constante. O sistema pode fornecer sugestões de reajustes à alocação de recursos quando se verifique necessário para garantir que os trabalhos progridem otimamente. A metodologia é aplicada a um caso de estudo referente ao projeto de terraplenagens da construção de uma autoestrada em Portugal.

4.- NOTA SOBRE O CÁLCULO DE IMPULSOS ACTIVOS SÍSMICOS

Autores: Nuno Guerra

Keywords: impulsos activos,impulsos sísmicos,equilíbrio limite.

RESUMEN:

Para muros de suporte gravidade suportando aterros sem coesão, analisa-se uma limitação da validade dos métodos de Coulomb e Mononobe-Okabe para calcular impulsos activos estáticos e sísmicos determinados através de forças estáticas equivalentes. Mostra-se que para inclinações do tardoz dos muros de suporte superiores a dado valor, esses métodos clássicos não são válidos, formando-se um mecanismo diferente do considerado naqueles métodos. Apresenta-se uma metodologia simples para determinar os impulsos de terra activos em função da inclinação do tardoz da estructura de suporte.